segunda-feira, 11 de maio de 2015

Sistemas Operacionais Desktop

Olá, este é o início da sequência de postagens. Falarei sobre Noções Básicas de Sistemas Operacionais para Desktop. Serão abordadas características de alguns sistemas operacionais em particular (Windows, MacOS, Linux). Ah, e também postarei curiosidades. 

Bem, já que estamos aqui, vamos para uma breve introdução.

O que é um sistema operacional?

Antes de responder essa pergunta, temos que conhecer o conceito de software e hardware.

Software é toda a parte lógica, toda programação que funciona dentro da parte física de um computador. Pode ser dividido em dois tipos:

  • Softwares Básicos – São programas indispensáveis para o funcionamento da máquina, os quais são direcionados a comunicação com a máquina (Ex.: Linguagens de programação, tradutores, etc.). 
  • Softwares Aplicativos – São programas de uso geral e específicos, direcionados a atender as necessidades do usuário (ex.: editor de texto, gerenciador de dados, editor de imagens, etc.). 
Hardware é toda a parte física do computador, ou seja, o conjunto da CPU (unidade central de processamento) e demais periféricos.

Sistema operacional é o conjunto de programas básicos que fazem a comunicação entre usuário e máquina (hardware), nele inclui softwares que administram tarefas e tornam o ambiente amigável para o usuário. Pode ser dividido em:

  • Kernel (Núcleo) – é a primeira camada do sistema, parte essencial responsável por dar suporte a conversa entre software e hardware. 
  • Utilitários – softwares aplicativos que rodam dentro do núcleo para atender as necessidades do usuário. 
Com o desenvolvimento dos computadores surgiram diferentes tipos de sistemas operacionais, aos quais foram inserindo ambientes cada vez mais amigáveis ao usuário. No início desse processo, só existiam sistemas monotarefas (monoprogramáveis) que possuem uma estrutura básica: um único programa em execução (MS-DOS), surgiram então os sistemas multitarefas (multiprogramáveis) que consistem em um sistema com estrutura complexa, onde é possível a execução de vários programas, compartilhamento e gerenciamento de recursos.

Nas próximas postagens, falarei sobre sistemas desktops específicos como: Windows, MacOS e Linux, mostrarei suas particularidades e seus processos evolutivos até chegar ao cenário atual.

Encerro essa postagem com um vídeo que ilustra de forma divertida o funcionamento de um sistema operacional, segue abaixo:



Um comentário: